06 novembro 2011

Fotografia tem disso...

O que mais me agrada na fotografia abaixo é a composição.

Já tinha quase terminado minha caminhada, antes da aula noturna do curso de Letras e após uma semana de ar condicionado e persianas cinzas, vi de relance as florzinhas coloridas e um bom contra-luz.
Dei uns passos, retrocedi no rumo e peguei a falsa-amiga-polaroid (o celular com seu app).
Lembrei do Carlos: "no início, trabalhe somente com um tipo de lente, uma única distância focal, com o tempo você terá domínio sobre os pontos de vista que deseja e o alcance de qualquer lente que estiver usando." Bom era mais ou menos isso, o Carlos Moreira foi meu professor/mestre de fotografia há uns dez anos, abandonei as aulas por causa das broncas que levava, era um elogio e uns setes "esporros", aquilo foi me travando e um belo dia sumi. Mas levei carinhosamete o Carlos comigo - sem que ele soubesse. Assim, sempre que consigo ver o enquadramento, antes de olhar o visor da máquina, saudo o mestre.
Então como estava contando, sabia que o efeito do contra-luz numa diagonal e florzinhas claras num fundo escuro dariam um bom resultado e já acertei na composição de imediato. Primeiro cliquei a cena sem ninguém, depois inclui um sujeito sentado num banquinho, então resolvi fazer outras tomadas de acordo com a passagem dos estudantes, passou um garoto de bicicleta que quase deu certo, mas foi o casal de jovens que garantiu a cena.
A foto ficou com tom desprencioso, jovens que caminham em direção a uma luz acolhedora e somente duas cores de flores que se harmonizam no espaço. O que eu queria era um pouco de amor pois foi somente na foto seguinte que tomei consciência de como eu estava me sentindo.
Fotografia tem disso ... Ufa era sexta-feira...

Nenhum comentário: